6 jogadores que anunciaram aposentadoria da seleção durante e após a Euro 2024

By Izabelle França & Nathália Almeida

A Euro 2024chegou ao fim neste domingo (14), com a Espanha vencendo a Inglaterra por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Berlim e se sagrando tetracampeã continental. Durante 42 jogos disputados nos gramados alemães, houve momentos de euforia e melancolia, mas também chegou aquele momento que nem todos gostam: o adeus.

Alguns dos grandes nomes do futebol europeu anunciaram suas aposentadorias, com a competição ainda em andamento. Vamos relembrar quem são os jogadores que decidiram pendurar as chuteiras durante esta edição da Euro.

1. Thomas Müller

Um dos grandes nomes de sua geração, Thomas Müller anunciou sua aposentadoria na Alemanha | Masashi Hara/GettyImages

Thomas Müller resolveu se aposentar da seleção da Alemanha, oficializando a decisão nesta segunda, 15, através de suas redes sociais. Ele ainda seguirá como atleta do Bayern de Munique. Campeão mundial com a Nationalelf em 2014, Müller teve "idas e vindas" em sua relação com a equipe nos últimos anos, visto que havia decidido se aposentar da seleção após o fiasco da Copa do Mundo de 2022, mas reconsiderou ao receber convite de Julian Nagelsmann no último ciclo.

2. Olivier Giroud

Giroud é o maior artilheiro da seleção francesa | Christina Pahnke - sampics/GettyImages

Maior goleador da França, com 57 gols, Giroud revelou ao L’Équipe que devido a sua idade (37) optou por se despedir dos Le Bleus: “Quando você faz uma escolha dessas, é também para aproveitar um pouco mais a família. É preciso dizer que essa será a minha última competição com a França. A seleção vai acabar para mim depois da Euro. Vou sentir falta, mas é preciso abrir o espaço para os jovens”, pontuou o centroavante, campeão do mundo de 2018, e que irá jogar no Los Angeles FC, dos EUA.

3. Jan Vertonghen

Vertonghen teve participação direta na eliminação da Bélgica | James Baylis - AMA/GettyImages

Vertonghen é outro que deixou a seleção aos 37 anos. Ele fez a revelação através de uma rede social. Um dos grandes nomes da geração belga, o defensor conquistou o terceiro lugar na Copa de 2018, mas teve participação na eliminação dos Diabos Vermelhos na Euro 2024, devido a um gol contra, diante da França.

4. Toni Kroos

Toni Kroos conquistou a Copa do Mundo de 2014 com a Alemanha | Alex Livesey/GettyImages

Toni Kroos é o único que não terá participação em nenhum time. O grande meio-campista tinha anunciado sua aposentadoria antes mesmo da competição começar. Campeão do mundo com a Alemanha em 2014, Kroos resolveu pendurar as chuteiras em alta, após ter conquistado a sua quinta Champions League com o Real Madrid.

5. Jesús Navas

Navas ainda irá jogar até o fim de 2024 | Jonathan Moscrop/GettyImages

Jesús Navas conquistou com a Espanha o título da Copa do Mundo de 2010, a Euro de 2012 e a Nations League de 2022/23. O lateral anunciou sua aposentadoria do futebol em 2024, mas ainda jogará pelo Sevilla. Em 15 anos com a seleção espanhola, Navas disputará sua quinta final em busca de encerrar sua passagem na Roja com mais um título.

6. Xherdan Shaqiri

Shaqiri anunciou que está se despedindo da Suíça | ANP/GettyImages

Considerado por muitos como um daqueles casos emblemáticos de jogador que performa melhor na seleção do que por clubes, Shaqiri anunciou, nesta segunda-feira (15), que está se aposentando da Suíça após 14 anos de serviços prestados pela nacional:"Sete torneios, muitos gols, 14 anos na seleção suíça e momentos inesquecíveis. É hora de dizer adeus à seleção nacional. Grandes lembranças permanecem e digo a todos vocês, obrigado".

Leia mais sobre a Euro 2024:

Este artigo foi publicado originalmente no 90min.com/pt-BR como 6 jogadores que anunciaram aposentadoria da seleção durante e após a Euro 2024.