Qual era a escalação da Espanha na última vez que ganhou a Eurocopa?

By Fabrício Carvalho

A Espanha ganhou da França por 2 a 1 e avançou para a grande final da Euro 2024 com vitória por 2 a 1. Agora eles decidem o título contra a Inglaterra no domingo (14) no Estádio Olímpico de Berlim.

Com a vitória conquistada na última terça-feira (9), La Roja volta para uma decisão de Eurocopa pela primeira vez desde 2012, que terminou com final feliz - goleada por 4 a 0 sobre a Itália. A geração campeã mundial seguia sob comando de Vicente Del Bosque e tinha no elenco figuras históricas como Casillas, Xavi e Iniesta. Relembre a seguir mais sobre aquele time:

1. Iker Casillas

Remanescente de 2008, repetiu a dose em 2012 | Alex Grimm/GettyImages

Considerado um dos principais goleiros da história do futebol espanhol e teve passagem de grande impacto pela seleção, tanto que era capitão. Além da taça, terminou a Copa do Mundo de 2010 com a Luva de Ouro. Foi o primeiro jogador da história a alcançar a marca de 100 vitórias no futebol de seleções. A carreira também inclui um vice-campeonato de Copa das Confederações em 2013 e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2000, quando a seleção camaronesa subiu no topo do pódio na Austrália.

2. Álvaro Arbeloa

Arbeloa se aposentou após mais de 200 jogos no Real Madrid | Shaun Botterill/GettyImages

Lateral-direito iniciou a sua trajetória de sucesso pelo Liverpool em 2007, onde conquistou a sua primeira convocação e participou nas campanhas dos títulos da Eurocopa de 2008 e 2012, sendo um dos principais de sua posição enquanto esteve no auge. Em 2009 retornou ao Real Madrid para atuar na equipe profissional e disputou 233 jogos, antes de encerrar a carreira com apenas quatro jogos no West Ham (Inglaterra).

3. Gerard Piqué

Ele foi o único espanhol a receber cartão amarelo na finalíssima contra Itália; catalão se aposentou em 2022, aos 35 anos | Michael Steele/GettyImages

Zagueiro central de extremo nível técnico, ele conquistou todos os títulos que eram possíveis no Barça, além de ser mais um que ganhou as Eurocopas de 2008 e 2012 e a Copa do Mundo de 2010. A carreira profissional começou no Manchester United em 2004, mas foi no país natal onde se consagrou, pelo Zaragoza e Barcelona.

4. Sergio Ramos

Aos 38 anos, Churu disputou a temporada 2023/24 no Sevilla | Stewart Kendall/Allstar/GettyImages

O espanhol é um dos melhores defensores da história. Aos 38 anos de idade, iniciou a trajetória em 2004 no Sevilla, mas construiu uma carreira de enorme sucesso pelo Real Madrid entre os anos de 2005 a 2021. A sequência da carreira ficou marcada por uma boa passagem pelo PSG. Com perfil de liderança que o fez ser capitão diversas vezes, ficou marcado pela sua capacidade de encarar os adversários nos duelos em campo, além da ótima qualidade na bola parada defensiva e ofensiva.

5. Jordi Alba

Alba marcou o segundo gol na grande final aos 41 do primeiro tempo | Shaun Botterill/GettyImages

Formado em La Masia, se profissionalizou em 2008 pelo Valencia, onde disputou 110 jogos, mas a passagem marcante foi mesmo no clube onde atuou na base - vestiu a camisa do Barça entre 2012 e 2023, com 27 gols e 99 assistências, destacando-se pela velocidade e capacidade de dominar a ala esquerda. Atualmente joga com Messi no Inter Miami (Estados Unidos).

6. Xabi Alonso

Pendurou as chuteiras e virou um técnico cobiçado por gigantes europeus | Stewart Kendall/Allstar/GettyImages

Maestro do meio-campo, destacou-se pela visão de jogo e precisão nos passes. Nascido no País Basco, defendeu Eibar e Real Sociedad, depois se transferiu para o Liverpool. Na Inglaterra atuou por 210 jogos e marcou 19 gols entre 2004 à 2009.

O sucesso prosseguiu no Real Madrid com 236 jogos. O ciclo dentro das quatro linhas acabou em 2017 no Bayern de Munique (Alemanha). Atualmente treina o Bayer Leverkusen, que fez história ao conquistar a Bundesliga de forma invicta na temporada 2023/24.

7. Sergio Busquets

Busquets está no Inter Miami desde 2023 | Stewart Kendall/Allstar/GettyImages

Atuando principalmente como primeiro volante, mas sem se limitar à marcação, ganhou enorme projeção na carreira sob comando do técnico Pep Guardiola no Barça, clube pelo qual atuou entre 2008 e 2023 disputando 722 jogos, conquistando todos os títulos possíveis.

8. Xavi Hernández

Na final o camisa 8 deu assistência para o segundo e terceiro gols, marcados por Jordi Alba e Fernando Torres, e foi eleito um dos melhores em campo | Claudio Villa/GettyImages

Fez história na geração vencedora do futebol espanhol, mas principalmente com a camisa do Barcelona, onde foi multicampeão, tanto que voltou como técnico. Deixou a Catalunha em 2015 para atuar no Al-Saad (Catar), onde também levantou taças e se aposentou em 2019.

9. Andrés Iniesta

O autor do gol do título mundial em 2010 disputou 4 edições da Copa do Mundo | Sports Illustrated China/GettyImages

Foi revelado pelas categorias de base do Barça, onde permaneceu por 16 anos e enfileirou taças. Com enorme destaque técnico por conta do controle de bola e visão de jogo, foi finalista da Bola de Ouro em 2010 e 2012. Após passagem de cinco anos pelo Vissel Kobe (Japão), se transferiu para o Emirates Club (Emirados Árabes Unidos).

10. David Silva

Com a camisa 21, Silva abriu o caminho para a goleada aos 14 minutos de jogo | Shaun Botterill/GettyImages

Formado no Valencia, ganhou destaque a partir de 2008, quando deu duas assistências no histórico título sobre o Getafe na Copa do Rei. Meio-campista, se consolidou no país natal, chamando atenção do Manchester City, onde permaneceu por dez anos e disputou 436 jogos, com 77 gols. Pendurou as chuteiras ao término da temporada 2022/23 com a camisa da Real Sociedad, onde também foi campeão.

11. Cesc Fàbregas

Camisa 10, foi garçom no 1 a 0 da final diante dos italianos | Sports Illustrated China/GettyImages

Presente nas três conquistas histórias da Espanha entre 2008 e 2012, também foi campeão no Arsenal, Barcelonae Chelsea. Também passou por Monaco e Como (Itália). Se aposentou e na temporada 2024/25 do Campeonato Italiano estreia como auxiliar técnico do Como, recém-promovido à elite.

Leia mais notícias da Eurocopa:

Este artigo foi publicado originalmente no 90min.com/pt-BR como Qual era a escalação da Espanha na última vez que ganhou a Eurocopa?.